A Infinera, empresa norte-americana especializada em soluções de redes ópticas abertas, apresentou na Futurecom 2023, feira de tecnologia que acontece em São Paulo, novas soluções ópticas de alto desempenho. Entre as novidades está uma linha de subconjuntos ópticos de transmissão-recepção, DSPs – processadores de sinais digitais programáveis e transceptores ópticos plugáveis inteligentes.
Segundo a empresa, a família de subsistemas ópticos desenvolvidos verticalmente pela empresa utiliza uma abordagem baseada em blocos de construção, onde os subsistemas podem ser misturados e combinados de forma flexível. Denominada ICE-X, a solução é compatível com série de aplicações de rede, incluindo ponto a ponto e ponto-multiponto em redes DCI, de acesso, metro e regionais. “Com o ICE-X, um ISP, por exemplo, pode atender um único ponto central com uma capacidade maior (400 G) e, por meio desse único ponto central, interconectar vários pontos de destinos de tráfego com velocidades distintas de canais e trabalhar com diferentes aplicações. Isso é uma quebra de paradigma”, disse Alexandre Salomão, country manager da Infinera Brasil.
O ICE-X pode operar de forma standalone (via transmissão óptica tradicional DWDM) ou ser integrado à estrutura de roteadores da operadora. “A integração IP/óptica passa a ser uma realidade e isso é possível devido ao grau de miniaturização da solução e do chipset que oferecem uma inteligência dos algoritmos necessários de controle para um hardware padrão que pode ser plugado num roteador”, explica Salomão.
A família ICE-X plugáveis inclui módulos 100G XR, 400G XR, 400G ZR+, e 800G ZR/ZR+. Todos os produtos aderem à abordagem aberta e colaborativa para o gerenciamento de soluções ópticos plugáveis coerentes definidos pelas Especificações de Arquitetura de Gerenciamento do Open XR Forum.
O ICE-X já está disponível no mercado brasileiro e o primeiro cliente da companhia é a Fibrasil, empresa de rede neutra, que atenderá o ISP SIM, na região centro-oeste.
A Infinera tem mais de 1,9 mil patentes e conta com mais de 1000 clientes em 45 países. Na América Latina, a companhia possui escritórios no Brasil, México, Argentina e Colômbia. De acordo com Salomão, a empresa é o terceiro maior vendor de soluções ópticas de alta capacidade na região.
Fonte: infranewstelecom